O professor Giovanni Alves, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), esteve em Curitiba no último dia 07 de maio a convite do Escritório de Defesa da Classe Trabalhadora (Declatra) e do Grupo de Pesquisa “Trabalho e Regulação no Estado Constitucional”, coordenado pelo professor e advogado Wilson Ramos Filho, o Xixo.
Alves esteve na capital paranaense para proferir a aula inaugural magistral para os alunos das disciplinas de Direito e Cinema e Trabalho e História, ministradas por Xixo na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Em sua aula, o professor Alves faz uma análise em conjunto com os acadêmicos sobre o filme Germinal, que retrata o processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores da minas de carvão do século XIX, na França.
“Alves é um dos mais respeitados sociólogos do direito na atualidade”, avalia o professor Wilson Ramos Filho. Giovani Alves também atua como crítico de cinema, sendo o editor do site Tela Crítica que reúne análises de filmes cuja temática seja o trabalho humano sob o capitalismo.
O professor Giovani palestrou também no evento em comemoração aos 70 anos da CLT realizado na UFPR e no TRT. O evento foi organizado pela Academia Paranaense de Direito do Trabalho, UniBrasil, UFPR e Escola Judicial do TRT/PR.