O professor e jurista espanhol, Antonio Baylos, cumpriu uma extensa agenda em Curitiba ao longo desta semana. Ele veio à capital paranaense a convite do Instituto Declatra para fomentar o debate sobre o mundo do trabalho e passar a sua experiência para os brasileiros.
“Temos como uma questão fundamental de existência que é incentivar e promover o debate acadêmico sobre a classe trabalhadora. Baylos, um dos mais destacados juristas do trabalho em todo o mundo, veio para fazer isso e cumpriu muito bem sua tarefa. Este intercâmbio jurídico foi fantástico para ambas as partes”, analisa o presidente do Instituto Declatra, Wilson Ramos Filho, o Xixo.
O professor espanhol foi homenageado no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) onde recebeu a Ordem das Araucárias antes de proferir uma palestra sobre Direito do Trabalho e Globalização, que para ele, pode ser uma oportunidade de abertura de um espaço internacional de direitos.
Baylos também proferiu palestras na Universidade Federal do Paraná e na UniBrasil, onde recebeu o título de professor honorário da instituição. Ele encerrou sua programação oficial na capital paranaense ele foi recebido na quarta-feira (3) pela advogada e vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves. Eles realizaram uma reunião com a equipe da secretaria municipal do Trabalho e Emprego.