ESCRITÓRIO PARANÁ

História

A história do escritório se confunde com a propria retomada da democracia no Brasil e a consequente evolução dos direitos, da cidadania e das condições no mundo do trabalho. Ao decidir, desde sua fundação, pela atuação exclusiva em defesa da classe trabalhadora, o escritório sempre buscou contribuir, através do direito, para a construção um mundo mais justo e com menos desigualdades.

Formado por professores/as e doutores/as que priorizaram o aprimoramento profissional e a formação acadêmica como forma de ampliar sua visão de mundo, o escritório consolida-se nestes 35 anos de existência, ao longo dos quais foram mais de 30 mil pessoas atendidas em causas individuais ou coletivas. O escritório constitui, hoje, uma das mais qualificadas estruturas de atendimento no direito do trabalho, atuando em todo o território brasileiro.

Em 2015, firma-se a primeira parceria para a instalação de uma nova sede, na cidade de Belo Horizonte.

Wilson Ramos Filho, OAB/PR 10.285

Graduado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Direito (1996), Doutor em Direito pela mesma Instituição (1998) e pós-doutor (2009) junto à EHESS de Paris. Professor de Direito do Trabalho e de Direito Sindical na UFPR (nos cursos de graduação, mestrado e doutorado), professor Catedrático em Direito do Trabalho no Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia no Centro Universitário UniBrasil e professor de Derechos Humanos y Sociales no Doctorado en Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarollona Universidad Pablo de Olavide (UPO, em Sevilla, Espanha). Coordena o Grupo de Pesquisas intitulado Trabalho e Regulação no Estado Constitucional, que reúne 30 investigadores acadêmicos. Integra desde 1983 o Coletivo Jurídico da Central Única dos Trabalhadores. Possui ampla coleção de artigos e livros publicados ao longo de sua carreira. Um dos sócios fundadores do escritório.

Curriculum Lattes
Contato: xixo@declatra.adv.br

Mirian A. Gonçalves OAB/PR 11.994

Graduada em direito pela PUC-PR, possui pós-graduação em Direitos Humanos em Huelva, na Espanha e mestra em Direito das Relações Sociais na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi professora de Direito Coletivo do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil.  Sua militância política ligada aos direitos humanos a levou ao cargo de vice-prefeita de Curitiba pelo Partido dos Trabalhadores no mandato de 1º de janeiro de 2013 até 31 de dezembro de 2016. Assessora importantes entidades sindicais. Uma das sócias fundadoras do escritório.

Contato: mirian@declatra.adv.br

Mauro José Auache, OAB/PR 17.209

Graduado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1989. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pelo IBEJ. Mestre em Direito Internacional do Trabalho pela Universidade Internacional de Andaluzia, em Sevilha, na Espanha. Sua produção acadêmica lhe rendeu a publicação de diversos artigos e livros, bem como o convite para integrar bancas de seleções nos Concursos para Magistratura no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). Professor (licenciado) de Direito Sindical no Centro Universitário UniBrasil. Um dos sócios fundadores do escritório.

Contato: mauroauache@declatra.adv.br

Jane Salvador de Bueno Gizzi, OAB/PR 22.104

Graduada em Direito em 1995 e pós-graduada pela Escola Superior de Magistratura do Paraná e em Direito Processual Civil pelo IBEJ. Mestra em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) com dissertação dedicada ao tema Assédio Moral. Professora (licenciada) de Direito do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil. Jane também coleciona uma extensa produção acadêmica com a publicação de diversos artigos e participação em livros voltados ao Direito do Trabalho e Assédio Moral. Especializou-se no atendimento a trabalhadores bancários.

Curriculum Lattes
Contato: jane@declatra.adv.br

Nasser Ahmad Allan, OAB/PR 28.820

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1998. Mestre e Doutor, este último título com a tese “Deus, Diabo e Trabalho: Doutrina Social Católica, Anticomunismo e Cultura Jurídica do Brasil (1910-1945)”, ambos pela UFPR. Sua produção acadêmica rendeu a publicação de diversos artigos e livros, como “Direito do Trabalho e Corporativismo”. Professor das disciplinas de Direito do Trabalho e de Direito Sindical em cursos de pós-graduação.

Curriculum Lattes
Contato: nasser@declatra.adv.br

Ricardo Nunes de Mendonça, OAB/PR 35.460

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Mestre em Direito pela mesma Instituição de ensino. Professor de Direito do Trabalho e de Direito Processual do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil. Doutorando em Ciências Jurídicas e Políticas na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, na Espanha. Autor de diversos artigos e livros, como “Do Abuso do Direito das Ações Possessórias como Ato Antissindical”, publicado em 2010.

Curriculum Lattes
Contato: ricardo@declatra.adv.br

Marcelo Giovani Batista Maia OAB/PR 27.184

Graduado em Direito em 1998 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Pós-graduado em Direito Processual do Trabalho pelo Centro Universitário UniBrasil. Mestre em Educação pela PUC-PR e também em Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide (UPO), Sevilha. Doutorando em “Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarollo”, também pela UPO, na Espanha. Professor titular de Direito Processual e Material do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil. Autor de diversos trabalhos acadêmicos publicados em coletâneas voltadas aos direitos sociais fundamentais.

Curriculum Lattes
Contato: giovani@declatra.adv.br

André Ricardo Lopes da Silva, OAB-36931

Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR (2003).Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil – UNIBRASIL (2016), tendo como tema de dissertação “A terceirização laboral como instrumento de violação a direitos fundamentais: uma leitura à luz da psicodinâmica do trabalho”. Membro e pesquisador do GPTREC – Grupo de Pesquisa Trabalho e Regulação no Estado Constitucional, vinculado ao UNIBRASIL. Experiência de 12 anos na área contenciosa de trabalhadores da categoria bancária, tendo atuado também na Justiça Desportiva.

Paulo Roberto Koehler Santos, OAB/PR 27.585

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em 1999, Pós-graduado em Direito pela Escola de Magistratura do Paraná (Emap) e Pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (IBEJ). Mestrando em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil. Integra o Grupo de Pesquisas Trabalho e Regulação no Estado Constitucional do Centro Universitário UniBrasil como pesquisador. Atualmente, atende principalmente ao Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.

Contato: Contato: paulo@declatra.adv.br

Carina Pescarolo, OAB/PR 23.787

Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná desde 1996, Pós-Graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Positivo e em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera (LFG). Tem experiência de 18 anos na área trabalhista contenciosa no ramo bancário. Atende ao Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.

Contato: carina@declatra.adv.br

Lenara Moreira, OAB/PR 40.491

Graduada em Direito em 2005, tem especialização em Direito do Trabalho desde 2010 pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Já atendeu o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC Curitiba). Hoje, atende predominantemente trabalhadores da classe bancária e assessora o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.

Contato: lenara@declatra.adv.br

Maria Valéria Zaina, OAB/PR 53.506

Graduada em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA) desde 2009, com Especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Concluiu o mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário UniBrasil, com dissertação dedicada ao tema Dispensa Coletiva de Trabalhadores. Especializada em Direito do trabalho e Direito Sindical, é autora de diversos artigos com temas como: Direito Fundamental do Trabalho, Dispensa Coletiva e Direitos dos Trabalhadores Domésticos. Membro do Grupo de Pesquisas Trabalho e Regulação no Estado Constitucional do Centro Universitário UniBrasil. Atuou durante 6 anos junto ao Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, atendendo a bancários com diversos tipos de demandas. Atualmente, atende o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, bem como Sindicatos de Bancários do interior do Paraná e de Minas Gerais.

Contato: valeria@declatra.adv.br

Marina Funez, OAB/PR 65.116

Graduada em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba) desde 2012. Concluiu a pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola da Magistratura do Trabalho (Ematra) da 9ª Região com monografia sobre tema relacionado a Ações Civis Públicas Trabalhistas. Com especialização na área trabalhista do direito, atua no setor bancário, atendendo ao Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, além de sindicatos bancários do interior dos estados do Paraná e de Minas Gerais.

Contato: marina@declatra.adv.br

Vinícius Gozdecki Quirino Barbosa, OAB/PR 72.298

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil desde 2014, com monografia dedicada ao tema A efetividade da execução no processo trabalhista. Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho no Paraná (EMATRA), com monografia dedicada ao tema Cumulatividade dos adicionais de periculosidade e insalubridade. Mestrando em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil. Integra o Grupo de Pesquisas Trabalho e Regulação no Estado Constitucional (GP-TREC) como pesquisador. Atualmente assessora juridicamente o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, bem como Sindicatos de Bancários do interior do Paraná e de Minas Gerais.

Contato: vinicius@declatra.adv.br

Rubens Bordinhão Neto, OAB/PR 62.166

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2012 e mestre em Direitos Humanos e Democracia pela mesma Instituição. Atendeu a empregados de várias áreas, principalmente vigilantes, médicos e funcionários públicos. Atualmente, assessora juridicamente o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.

Contato: rubens@declatra.adv.br

Francine Ioppi Leite, OAB/PR 57.750

Graduada em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba) e pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Membro do Grupo de Pesquisas Trabalho e Regulação no Estado Constitucional do Centro Universitário Unibrasil. Atendeu o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas do Paraná (SINDIQUÍMICA) e o Sindicato dos Trabalhadores em Auto Escolas e dos Trabalhadores em Despachantes de Veículos do Estado do Paraná (SINTRADESP). Atualmente, atende ao Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.

Contato: francine@declatra.adv.br

Rodrigo Thomazinho Comar, OAB/PR 30.910

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde 1999, possui pós-graduação em Processo e Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Também é graduado em Contabilidade pelo Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL). Especializado em direito material e processual do Trabalho, já atuou em Direito Civil e Direito Processual Civil, tendo assessorado clientes de diversos ramos de atividade, tais como bancários, comércio e prestação de serviços em geral, hospitais e escolas. Atuação também em negociação coletiva (2014), bem como em acordos e elaboração de pareceres e sustentação oral junto a Tribunais Regionais. Atualmente assessora juridicamente o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana.

Contato: rodrigo@declatra.adv.br

Mariana Martinez Lopes , OAB/PR 76.914

Graduada em Direito pelo Centro Universitário UniBrasil desde 2014, com pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Ematra. Prestou assessoria jurídica para  o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas do Estado do Paraná (SINDIQUÍMICA) e Associação dos Aposentados da Telepar (ASTELPAR). Atualmente assessora juridicamente o Sindicato dos instrutores e Profissionais de Auto Escola - Sintradesp

Contato: mariana@declatra.adv.br

Maria Vitória Costaldello Ferreira, OAB/PR 61.485

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2012). Mestrado em Direitos Humanos e Democracia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Especialização em "Fundamentos Críticos: Los Derechos Humanos como procesos de lucha por la dignidad", Universidad Pablo de Olavide, Espanha (2016). Professora da Faculdade de Direito da Universidade Tuiuti do Paraná. Atualmente assessora o Sindicato do Bancários de Curitiba e Região.

Contato: mariavitoria@declatra.adv.br

Carolina de Quadros, OAB/PR 57.854

Mestranda em Direito pela UNINTER. Possui especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Possui graduação em Letras/Inglês (2007) e Direito (2010) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Advogada trabalhista desde 2011. Atualmente, assessora juridicamente o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região. Responsável por processos trabalhistas dos Estados do Paraná e Minas Gerais.

Contato: carolina@declatra.adv.br

Bernardo de Souza Wolf, OAB/PR 48.627

Graduado em Direito pela Universidade Positivo (UP) em 2007.
Possui ampla experiência na área trabalhista contenciosa, anteriormente, adjutorando na esfera trabalhista bancária, com foco em mediação e contenção.
Atualmente, assessora juridicamente o Sindicato dos Advogados (SINAP-PR)

Contato: bernardo@declatra.adv.br

Fabiana de Oliveira OAB/PR: 57.495

Graduada em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) desde 1998. Ampla experiência em contencioso trabalhista, bem como em mediação, em diversos Estados (Paraná, Santa Catarina e São Paulo). Atualmente, atende o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região e interior do Paraná.

Contato: fabiana@declatra.adv.br

Vinicius Abati OAB/PR - 81.037

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em 2016. Pós-graduando em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho no Paraná (EMATRA) e atualmente assessora juridicamente a Associação dos Aposentados da Telepar (ASTELPAR)

Contato: viniciusabati@declatra.adv.br

Laura Maeda Nunes, OAB/PR 75.083

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2014. Especialista em direito e processo do trabalho pela Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (EMATRA-IX). Integra o grupo de pesquisa "Trabalho Vivo", vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR (PPGD-UFPR), nos eixos temáticos "Gênero, Trabalho e Previdência" e "Impactos do novo CPC no processo do trabalho". Atualmente, assessora juridicamente o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região metropolitana.

Contato: laura@declatra.adv.br

Anderson Sameliki Dionísio, OAB/PR 86.792

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL desde 2017. Assessora juridicamente o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Cimento, Cal e Gesso de Balsa Nova e Campo Largo, bem como o coletivo do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Curitiba e Região Metropolitana - SINTRACON.

Contato:dionisio@declatra.adv.br

Priscilla Tiemi MitiuraTsubouchi,  OAB/PR 55.382

Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, desde 2009.
Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera-Uniderp.
Advogada trabalhista desde 2010. Atendeu entidades sindicais como o SINCOMAR, o SINDASPP e o SELETROAR.
Atualmente, assessora juridicamente o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.
Responsável por processos trabalhistas dos Estados do Paraná e Minas Gerais.

Contato: priscilla@declatra.adv.br

Ana Paula Santana de Novaes OAB 84.267

Graduada em Direito pela Unibrasil em 2016. Atualmente é pós-graduanda na Ematra. Possui experiência na área trabalhista e no direito bancário. Atualmente atende o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região e interior do Paraná.

Contato: anapaula@declatra.adv.br

Constance Moreira Modesto, OAB/PR 66.357

Graduada em Direito pelo Centro Universitário UniBrasil desde 2011, pós-graduada em Direito da Comunicação pela Universidade de Coimbra – Portugal e pós graduanda em Advocacia Trabalhista pelo Estudos Trabalhistas. Atuou em Direito do Consumidor e Juizados Especiais. Atualmente assessora juridicamente diversas entidades sindicais, entre as quais, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas do Estado do Paraná (SINDIQUÍMICA) e Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (SINTRACON).

Contato: constance@declatra.adv.br

Suelaini Aliski, OAB/PR 70.401

Graduada em Direito pela Universidade Estácio desde 2013 e pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) desde 2015. Atuou em Direito Desportivo, tendo um curso nesta área realizado em 2014 e tendo atendido por mais de 2 anos o Clube Atlético Paranaense, prestando Advocacia Consultiva no departamento jurídico do Clube. Atualmente, assessora juridicamente o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.

Contato: suelaini@declatra.adv.br

Subir