O Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (Declatra) prepara o movimento “Vítimas das Teles”. O objetivo é denunciar o assédio moral organizacional e as consequências para a saúde dos trabalhadores. Este tipo de assédio é caracterizado por estar estabelecido como forma de gestão, ou seja, faz parte das práticas administrativas das empresas como forma de obter mais lucratividade.
“Há um número assustador de trabalhadores do setor de telemarketing com problemas de saúde relacionados ao assédio moral e outras consequências dos métodos de gestão. Situações ligadas as chamadas LER e DORT, além de depressão e uma série de outras consequências psicológicas. Queremos dar suporte para estes trabalhadores e mostrar que eles não estão sozinhos e que tampouco o problema são eles”, explica o advogado do Instituto Declara, Marcelo Giovani Batista Maia.
A campanha segue os mesmos moldes do movimento “Vítimas do HSBC” que denuncia abusos do banco contra trabalhadores e faz sucesso na Internet. O problema é semelhante ao dos empregados de empresas telefônicas, com resultados parecidos na saúde, mas existem certas diferenças que são adaptadas ao modelo de negócio.
Entre os abusos descritos por trabalhadores estão o controle do tempo do uso do banheiro, metas abusivas, ameaças constantes de demissão, remuneração variável com critérios que não são claros, orientações médicas são desconsideradas, atribuição de erros imaginários, humilhações públicas e monitoramento constante de ligações são apenas alguns dos exemplos.
“Tudo é feito para que o trabalhador sinta-se o problema e não o contrário. Não trata-se de um problema de relacionamento entre o chefe e o subordinado, mas sim, uma opção da empresa no seu método de gestão. Isso é o que chamamos de assédio moral organizacional”.
A campanha foi desenvolvida pela Social Ideias, a mesma que criou os movimentos “Vítimas do HSBC” e “Vítimas do Itaú”, além de outras campanhas publicitárias com apelo social e cidadão.
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