MEMBROS EFETIVOS

Wilson Ramos Filho – Presidente

Graduado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Direito (1996), Doutor em Direito pela mesma Instituição (1998) e pós-doutor (2009) junto à EHESS de Paris. Professor de Direito do Trabalho e de Direito Sindical na UFPR (nos cursos de graduação, mestrado e doutorado), professor Catedrático em Direito do Trabalho no Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia no Centro Universitário UniBrasil e professor de Derechos Humanos y Sociales no Doctorado en Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarollona Universidad Pablo de Olavide (UPO, em Sevilla, Espanha). Coordena o Grupo de Pesquisas intitulado Trabalho e Regulação no Estado Constitucional, que reúne 30 investigadores acadêmicos. Integra desde 1983 o Coletivo Jurídico da Central Única dos Trabalhadores. Possui ampla coleção de artigos e livros publicados ao longo de sua carreira.

Curriculum Lattes
Contato: xixo@declatra.adv.br

Mauro José Auache – Vice-presidente

Graduado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1989. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pelo IBEJ. Mestre em Direito Internacional do Trabalho pela Universidade Internacional de Andaluzia, em Sevilha, na Espanha. Sua produção acadêmica lhe rendeu a publicação de diversos artigos e livros, bem como o convite para integrar bancas de seleções nos Concursos para Magistratura no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). Professor (licenciado) de Direito Sindical no Centro Universitário UniBrasil.

Contato: mauroauache@declatra.adv.br

Mírian Gonçalves – Diretora Geral

Graduada em direito pela PUC-PR, possui pós-graduação em Direitos Humanos em Huelva, na Espanha e concluiu seu mestrado em Direito das Relações Sociais na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi professora de Direito Coletivo do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil.  Sua militância política ligada aos direitos humanos a levou ao cargo de vice-prefeita de Curitiba no mandato de 1º de janeiro de 2013 até 31 de dezembro de 2016.

Contato: mirian@declatra.adv.br

Jane Salvador de Bueno Gizzi - Diretora de Projetos

Graduada em Direito em 1995 e pós-graduada pela Escola Superior de Magistratura do Paraná e em Direito Processual Civil pelo IBEJ. Mestra em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) com dissertação dedicada ao tema Assédio Moral. Professora (licenciada) de Direito do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil. Jane também coleciona uma extensa produção acadêmica com a publicação de diversos artigos e participação em livros voltados ao Direito do Trabalho e Assédio Moral. Especializou-se no atendimento a trabalhadores bancários.

Curriculum Lattes
Contato: jane@declatra.adv.br

Nasser Ahmad Allan - Diretor institucional

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1998. Mestre e Doutor, este último título com a tese “Deus, Diabo e Trabalho: Doutrina Social Católica, Anticomunismo e Cultura Jurídica do Brasil (1910-1945)”, ambos pela UFPR. Sua produção acadêmica rendeu a publicação de diversos artigos e livros, como “Direito do Trabalho e Corporativismo”. Professor das disciplinas de Direito do Trabalho e de Direito Sindical em cursos de pós-graduação.

Curriculum Lattes
Contato: nasser@declatra.adv.br

Ricardo Nunes de Mendonça – Coordenador do Projeto Métodos de Gestão e Adoecimento de Trabalhadores

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Mestre em Direito pela mesma Instituição de ensino. Professor de Direito do Trabalho e de Direito Processual do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil. Doutorando em Ciências Jurídicas e Políticas na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, na Espanha. Autor de diversos artigos e livros, como “Do Abuso do Direito das Ações Possessórias como Ato Antissindical”, publicado em 2010.

Curriculum Lattes
Contato: ricardo@declatra.adv.br

Marcelo Giovani Batista Maia – Instituto Declatra Paraná

Graduado em Direito em 1998 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Pós-graduado em Direito Processual do Trabalho pelo Centro Universitário UniBrasil. Mestre em Educação pela PUC-PR e também em Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide (UPO), Sevilha. Doutorando em “Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarollo”, também pela UPO, na Espanha. Professor titular de Direito Processual e Material do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil. Autor de diversos trabalhos acadêmicos publicados em coletâneas voltadas aos direitos sociais fundamentais.

Curriculum Lattes
Contato: giovani@declatra.adv.br

Humberto Marcial Fonseca - Vice diretor geral

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (FADOM) desde 1990, em Divinópolis/MG. Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, pela FUMEC/Belo Horizonte – MG, e em Direito Público e de Empresas pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (FADOM). Ex-bancário e ex-dirigente sindical, com 25 anos de experiência na advocacia sindical e trabalhista no ramo bancário. Assessor jurídico de dezenas de entidades sindicais no Estado de Minas Gerais.

Cristiane Pereira - Coordenadora Setorial Minas

Graduada em Direito pela Universidade Potiguar no ano de 2001, em Natal(RN). Pós-graduada em Direito Social pela Associação Nacional de Magistrados Estaduais (ANAMAGES) e Direito Processual pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Atua na assessoria sindical e na área trabalhista no ramo bancário há mais de 10 anos.

PESQUISADORES

Julio Gnap

Pesquisador. Estatístico. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná.

Bárbara Caramuru

Historiadora. Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná.

Subir