MEMBROS EFETIVOS

Wilson Ramos Filho – Presidente

Graduado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Direito (1996), Doutor em Direito pela mesma Instituição (1998) e pós-doutor (2009) junto à EHESS de Paris. Professor de Direito do Trabalho e de Direito Sindical na UFPR (nos cursos de graduação, mestrado e doutorado), professor Catedrático em Direito do Trabalho no Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia no Centro Universitário UniBrasil e professor de Derechos Humanos y Sociales no Doctorado en Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarollona Universidad Pablo de Olavide (UPO, em Sevilla, Espanha). Coordena o Grupo de Pesquisas intitulado Trabalho e Regulação no Estado Constitucional, que reúne 30 investigadores acadêmicos. Integra desde 1983 o Coletivo Jurídico da Central Única dos Trabalhadores. Possui ampla coleção de artigos e livros publicados ao longo de sua carreira.

Curriculum Lattes
Contato: xixo@declatra.adv.br

Mauro José Auache – Vice-presidente

Graduado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1989. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pelo IBEJ. Mestre em Direito Internacional do Trabalho pela Universidade Internacional de Andaluzia, em Sevilha, na Espanha. Sua produção acadêmica lhe rendeu a publicação de diversos artigos e livros, bem como o convite para integrar bancas de seleções nos Concursos para Magistratura no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). Professor (licenciado) de Direito Sindical no Centro Universitário UniBrasil.

Contato: mauroauache@declatra.adv.br

Mírian Gonçalves – Diretora Geral

Graduada em direito pela PUC-PR, possui pós-graduação em Direitos Humanos em Huelva, na Espanha e mestra em Direito das Relações Sociais na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi professora de Direito Coletivo do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil.  Sua militância política ligada aos direitos humanos a levou ao cargo de vice-prefeita de Curitiba pelo Partido dos Trabalhadores no mandato de 1º de janeiro de 2013 até 31 de dezembro de 2016.

Contato: mirian@declatra.adv.br

Jane Salvador de Bueno Gizzi - Diretora de Projetos

Graduada em Direito em 1995 e pós-graduada pela Escola Superior de Magistratura do Paraná e em Direito Processual Civil pelo IBEJ. Mestra em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) com dissertação dedicada ao tema Assédio Moral. Professora (licenciada) de Direito do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil. Jane também coleciona uma extensa produção acadêmica com a publicação de diversos artigos e participação em livros voltados ao Direito do Trabalho e Assédio Moral. Especializou-se no atendimento a trabalhadores bancários.

Curriculum Lattes
Contato: jane@declatra.adv.br

Nasser Ahmad Allan - Diretor institucional

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1998. Mestre e Doutor, este último título com a tese “Deus, Diabo e Trabalho: Doutrina Social Católica, Anticomunismo e Cultura Jurídica do Brasil (1910-1945)”, ambos pela UFPR. Sua produção acadêmica rendeu a publicação de diversos artigos e livros, como “Direito do Trabalho e Corporativismo”. Professor das disciplinas de Direito do Trabalho e de Direito Sindical em cursos de pós-graduação.

Curriculum Lattes
Contato: nasser@declatra.adv.br

Ricardo Nunes de Mendonça – Coordenador do Projeto Métodos de Gestão e Adoecimento de Trabalhadores

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Mestre em Direito pela mesma Instituição de ensino. Professor de Direito do Trabalho e de Direito Processual do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil. Doutorando em Ciências Jurídicas e Políticas na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, na Espanha. Autor de diversos artigos e livros, como “Do Abuso do Direito das Ações Possessórias como Ato Antissindical”, publicado em 2010.

Curriculum Lattes
Contato: ricardo@declatra.adv.br

Marcelo Giovani Batista Maia – Instituto Declatra Paraná

Graduado em Direito em 1998 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Pós-graduado em Direito Processual do Trabalho pelo Centro Universitário UniBrasil. Mestre em Educação pela PUC-PR e também em Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide (UPO), Sevilha. Doutorando em “Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarollo”, também pela UPO, na Espanha. Professor titular de Direito Processual e Material do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil. Autor de diversos trabalhos acadêmicos publicados em coletâneas voltadas aos direitos sociais fundamentais.

Curriculum Lattes
Contato: giovani@declatra.adv.br

Humberto Marcial Fonseca - Vice diretor geral

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (FADOM) desde 1990, em Divinópolis/MG. Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, pela FUMEC/Belo Horizonte – MG, e em Direito Público e de Empresas pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (FADOM). Ex-bancário e ex-dirigente sindical, com 25 anos de experiência na advocacia sindical e trabalhista no ramo bancário. Assessor jurídico de dezenas de entidades sindicais no Estado de Minas Gerais.

Cristiane Pereira - Coordenadora Setorial Minas

Graduada em Direito pela Universidade Potiguar no ano de 2001, em Natal(RN). Pós-graduada em Direito Social pela Associação Nacional de Magistrados Estaduais (ANAMAGES) e Direito Processual pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Atua na assessoria sindical e na área trabalhista no ramo bancário há mais de 10 anos.

Subir